Climatizadores evaporativos
Com o pensamento focado em sustentabilidade a nova geração está optando por métodos que tragam menor dano possível ao meio ambiente, com isso a substituição dos grandes aparelhos de ar condicionado por climatizadores evaporativos.
Os climatizadores evaporativos são uma ótima opção quando o assunto é climatização de grandes ambientes por se tratar de um equipamento com baixo consumo de energia elétrica, seu sistema de resfriamento é através da água que circula por seus painéis evaporativos.
São fornecidos diversos tamanhos de climatizadores evaporativos com vazões de 6000 a 44500 m³/hora. Para cada tamanho de ambiente tem climatizadores evaporativos apropriados para a aplicação. Quanto mais a quantidade de trocas de ar por hora maior a eficiência da climatização.
Climatizadores evaporativos são disponibilizados em modelos de parede, telhado ou climatizadores evaporativos móveis.
Os climatizadores evaporativos de parede são os mais usados, atualmente por vários motivos, facilidade na manutenção, melhor posicionamento para direcionamento do ar, simples fixação, maior rendimento se comparar com a instalação pelo telhado.
Os Climatizadores evaporativos de telhado são aplicados quando não existe a possibilidade de colocar nas paredes, pois nos pontos mais altos está a maior incidência de calor, pois o calor sempre tende a subir e o ar frio descer.
Os climatizadores evaporativos moveis tem diversas áreas de aplicação, quando a climatização precisa ser localizada dentro de um grande ambiente, quando a climatização é em um ambiente aberto, ou até mesmo pela facilidade de transporte do equipamentos por diversas áreas.
Locais de aplicação de climatizadores evaporativos
São usados nas mais variadas áreas, os climatizadores evaporativos podem ser aplicados em igrejas, escolas, auditórios, supermercados, lojas, ginásios, indústrias, residências, restaurantes, lanchonetes, bares, verdureiras, casa de festas, eventos, comércios atacadistas e varejistas, locais públicos como aeroportos, rodoviárias, parques, praças, feiras; quadras de esportes como vôlei, basquete, futsal; hotéis, chalés, expedição, depósitos de armazenamento.
Onde comprar climatizadores evaporativos
A Luftmaxi é fabricante de produtos de qualidade e dentre eles estão os climatizadores evaporativos. A mais de 30 anos no mercado a Luftmaxi fornece com excelência produtos da linha de exaustão, ventilação e climatização. Não fique na duvida, ligue para a Luftmaxi.
O QUE É CLIMATIZADOR EVAPORATIVO? O moderno sistema de climatização Luftmaxi reduz a temperatura, umidifica e purifica o ar. Projetado para resfriar todos os tipos de ambientes, seja eles pequenos, médios e grandes, o climatizador diminui custos e agrega vantagens. Com o climatizador consegue uma economia de até 95% de energia elétrica se comparado com aparelhos de sistema convencional.PRINCÍPIOS DA REDUÇÃO DE TEMPERATURA A instalação do equipamento acontece de forma que o mesmo busque o ar no ambiente externo. O sistema com bombas é utilizado para bombear a água do reservatório para a colméia de evaporação, de forma uniforme, a água toma o calor do ar externo e evapora, enquanto o ar esfria é insuflado para o ambiente em temperatura reduzida. Com esse processo é possível reduzir a temperatura entre 2,5 e 12°C, com renovação de 100% do ar. O Climatizador evaporativo é composto por camadas de papel kraft ondulado e poroso, de alta qualidade. Impregnado com uma resina que lhe confere grande rigidez e durabilidade. Coladas, as camadas formam colméias de área superficial muito grande, que oferecem baixa resistência ao fluxo de ar.COMO FUNCIONA ?
CARACTERISTICAS GERAIS
- Economia de energia elétrica 90% menor que o ar condicionado comum
- Renovação de ar continua tornando-o assim mais saudável
- Reduz a temperatura do ar de 2,5 a 12 °C
- Umidifica o ar ao invés de ressecá-lo
- Baixo custo de manutenção, podendo ser realizado pelo cliente com instruções da fábrica.
- Ideal para qualquer tamanho de ambiente.
APLICAÇÕES:
Os Climatizadores Evaporativos são indicados para uma ampla linha de segmentos. Desde indústrias, depósitos, eventos, comércios em gerais, áreas administrativas, até mesmo em residências. Apresentam a solução para redução de temperatura e propiciar conforto térmico para ambientes quentes e secos. É de simples instalação, e, em alguns casos, totalmente personalizada para o cliente. Há uma ampla linha de modelos para atender as mais diversas necessidades.
Indicado para ambientes abertos ou semiabertos e, se instalados em ambientes abertos em pontos com baixa temperatura ( à sombra) melhoram ainda mais o seu desempenho.Salões, Indústrias, Igrejas, Bares, Restaurantes, Ambientes Abertos, Clinicas e Hospitáis, Escritórios, Residencias, Comércio, Escolas, Escritórios, etc.
REQUISITOS PARA BOM FUNCIONAMENTO DOS CLIMATIZADORES
Basicamente são dois requisitos para que o sistema tenha bom desempenho:Troca de ar A não ser que o desejo seja apenas elevar a umidade do ambiente, o climatizador não deve circular sempre o mesmo ar. Para a utilização ideal, ele é embutido na parede. Assim, o equipamento busca sempre ar externo gerando uma pressão positiva no ambiente, fazendo assim a renovação do ar interno. Quando não existe a possibilidade de instalar na parede, deve ser posicionada em frente a uma porta, janela ou outra abertura para que possa buscar o ar exterior. O equipamento também pode ser utilizado para gerar uma área de conforto térmico localizado ao ar livre ou uma área localizada dentro de grandes ambientes.Circulação A renovação do ar ambiente por um ar resfriado é necessário para manter as condições de conforto térmico. Sendo assim, o ar produzido pelo climatizador evaporativo deve ter uma saída adequada do ambiente. A renovação do deve ocorrer em toda a região a ser climatizada e sair por aberturas naturais (portas, janelas ou outras aberturas), situadas geralmente no lado oposto ao climatizador. Quando essas saídas não forem suficientes, devem-se instalar exaustores. A localização correta dessas aberturas naturais ou dos exaustores é fundamental para gerar a circulação de ar em todo o ambiente.Redução de temperatura obtida com o sistema evaporativo A redução de temperatura obtida com o processo evaporativo depende relativamente da umidade do ar na região instalada.
Quanto menor a umidade relativa maior a redução de temperatura. A redução de temperatura depende também da temperatura de entrada e da pressão barométrica, que depende por sua vez da altitude local. Na tabela abaixo mostramos a redução de temperatura do ar desejada para o climatizador, a relação da umidade relativa do ar para temperaturas variadas de 25°C , 32°C e 37°C. Para outras temperaturas de entrada o diferencial de redução de temperatura pode ser facilmente intercalado.Através desta tabela pode-se analisar que a redução de temperatura obtida no climatizador evaporativo depende mais da umidade relativa do que da temperatura de entrada.
Temperatura de entrada do ar |
25 ºC |
32 ºC |
37 ºC |
Umidade relativa do ar |
Redução de Temperatura |
30% |
8,5 ºC |
9,5 ºC |
12 ºC |
40% |
7,0 ºC |
8,0 ºC |
8,5 ºC |
50% |
5,5 ºC |
6,5 ºC |
7,0 ºC |
60% |
4,5 ºC |
5,0 ºC |
5,5 ºC |
75% |
2,5 ºC |
2,5 ºC |
3,0 ºC |
Tabela: Redução de temperatura obtida na saída do climatizador evaporativo em função da umidade relativaA resultante temperatura no ambiente depende da carga térmica, vazão e temperatura do ar insuflado. Normalmente o climatizador evaporativo é dimensionado para que a temperatura no ambiente fique de 2 a 5 °C acima da temperatura de saída do climatizador.
Na Figura acima observamos a variação da temperatura do ar de saída do climatizador evaporativo aplicada ao gráfico da temperatura externa e umidade relativa de uma seqüência de dias típicos do verão.O climatizador evaporativo consegue obter a maior redução de temperatura nas horas e dias mais quentes do dia, pois a umidade relativa varia ao longo do dia de modo contrário à variação da temperatura, quando há maior necessidade de renovação de ar. O climatizador evaporativo torna menos intenso o pico de temperatura, geralmente entre as 10 horas e 17 horas. O processo é naturalmente regulado o que não permite que a temperatura ultrapasse a temperatura externa das primeiras horas do dia.