Resfriador Evaporativo.
O QUE É CLIMATIZADOR EVAPORATIVO?
O moderno sistema de climatização Luftmaxi reduz a temperatura, umidifica e purifica o ar. Projetado para resfriar todos os tipos de ambientes, seja eles pequenos, médios e grandes, o climatizador diminui custos e agrega vantagens. Com o climatizador consegue uma economia de até 95% de energia elétrica se comparado com aparelhos de sistema convencional.PRINCÍPIOS DA REDUÇÃO DE TEMPERATURA A instalação do equipamento acontece de forma que o mesmo busque o ar no ambiente externo. O sistema com bombas é utilizado para bombear a água do reservatório para a colméia de evaporação, de forma uniforme, a água toma o calor do ar externo e evapora, enquanto o ar esfria é insuflado para o ambiente em temperatura reduzida. Com esse processo é possível reduzir a temperatura entre 2,5 e 12°C, com renovação de 100% do ar. O Climatizador evaporativo é composto por camadas de papel kraft ondulado e poroso, de alta qualidade. Impregnado com uma resina que lhe confere grande rigidez e durabilidade. Coladas, as camadas formam colméias de área superficial muito grande, que oferecem baixa resistência ao fluxo de ar.
COMO FUNCIONA ?
CARACTERISTICAS GERAIS
- Economia de energia elétrica 90% menor que o ar condicionado comum
- Renovação de ar continua tornando-o assim mais saudável
- Reduz a temperatura do ar de 2,5 a 12 °C
- Umidifica o ar ao invés de ressecá-lo
- Baixo custo de manutenção, podendo ser realizado pelo cliente com instruções da fábrica.
- Ideal para qualquer tamanho de ambiente.
APLICAÇÕES:
Os Climatizadores Evaporativos são indicados para uma ampla linha de segmentos. Desde indústrias, depósitos, eventos, comércios em gerais, áreas administrativas, até mesmo em residências. Apresentam a solução para redução de temperatura e propiciar conforto térmico para ambientes quentes e secos. É de simples instalação, e, em alguns casos, totalmente personalizada para o cliente. Há uma ampla linha de modelos para atender as mais diversas necessidades. Indicado para ambientes abertos ou semiabertos e, se instalados em ambientes abertos em pontos com baixa temperatura ( à sombra) melhoram ainda mais o seu desempenho.Salões, Indústrias, Igrejas, Bares, Restaurantes, Ambientes Abertos, Clinicas e Hospitáis, Escritórios, Residencias, Comércio, Escolas, Escritórios, etc.
REQUISITOS PARA BOM FUNCIONAMENTO DOS CLIMATIZADORES
Basicamente são dois requisitos para que o sistema tenha bom desempenho:Troca de ar A não ser que o desejo seja apenas elevar a umidade do ambiente, o climatizador não deve circular sempre o mesmo ar. Para a utilização ideal, ele é embutido na parede. Assim, o equipamento busca sempre ar externo gerando uma pressão positiva no ambiente, fazendo assim a renovação do ar interno. Quando não existe a possibilidade de instalar na parede, deve ser posicionada em frente a uma porta, janela ou outra abertura para que possa buscar o ar exterior. O equipamento também pode ser utilizado para gerar uma área de conforto térmico localizado ao ar livre ou uma área localizada dentro de grandes ambientes.Circulação A renovação do ar ambiente por um ar resfriado é necessário para manter as condições de conforto térmico. Sendo assim, o ar produzido pelo climatizador evaporativo deve ter uma saída adequada do ambiente. A renovação do deve ocorrer em toda a região a ser climatizada e sair por aberturas naturais (portas, janelas ou outras aberturas), situadas geralmente no lado oposto ao climatizador. Quando essas saídas não forem suficientes, devem-se instalar exaustores. A localização correta dessas aberturas naturais ou dos exaustores é fundamental para gerar a circulação de ar em todo o ambiente.Redução de temperatura obtida com o sistema evaporativo A redução de temperatura obtida com o processo evaporativo depende relativamente da umidade do ar na região instalada. Quanto menor a umidade relativa maior a redução de temperatura. A redução de temperatura depende também da temperatura de entrada e da pressão barométrica, que depende por sua vez da altitude local. Na tabela abaixo mostramos a redução de temperatura do ar desejada para o climatizador, a relação da umidade relativa do ar para temperaturas variadas de 25°C , 32°C e 37°C. Para outras temperaturas de entrada o diferencial de redução de temperatura pode ser facilmente intercalado.Através desta tabela pode-se analisar que a redução de temperatura obtida no climatizador evaporativo depende mais da umidade relativa do que da temperatura de entrada.
Temperatura de entrada do ar | 25 ºC | 32 ºC | 37 ºC |
Umidade relativa do ar | Redução de Temperatura |
30% | 8,5 ºC | 9,5 ºC | 12 ºC |
40% | 7,0 ºC | 8,0 ºC | 8,5 ºC |
50% | 5,5 ºC | 6,5 ºC | 7,0 ºC |
60% | 4,5 ºC | 5,0 ºC | 5,5 ºC |
75% | 2,5 ºC | 2,5 ºC | 3,0 ºC |
Tabela: Redução de temperatura obtida na saída do climatizador evaporativo em função da umidade relativaA resultante temperatura no ambiente depende da carga térmica, vazão e temperatura do ar insuflado. Normalmente o climatizador evaporativo é dimensionado para que a temperatura no ambiente fique de 2 a 5 °C acima da temperatura de saída do climatizador.
Na Figura acima observamos a variação da temperatura do ar de saída do climatizador evaporativo aplicada ao gráfico da temperatura externa e umidade relativa de uma seqüência de dias típicos do verão.O climatizador evaporativo consegue obter a maior redução de temperatura nas horas e dias mais quentes do dia, pois a umidade relativa varia ao longo do dia de modo contrário à variação da temperatura, quando há maior necessidade de renovação de ar. O climatizador evaporativo torna menos intenso o pico de temperatura, geralmente entre as 10 horas e 17 horas. O processo é naturalmente regulado o que não permite que a temperatura ultrapasse a temperatura externa das primeiras horas do dia.
Climatização Evaporativa Industrial.
Uma solução para o conforto térmico sem o aumento excessivo da conta de energia elétrica é a climatização evaporativa industrial. Pode ser aplicada em qualquer segmento industrial, comercial ou áreas de prestação de serviço. A climatização evaporativa industria é indicada para empresas de todos os portes e seguimentos, até mesmo em áreas de cargas e descargas, docas, áreas de trabalhos em campo, já que o equipamento pode ser usado em ambientes parcialmente abertos ou totalmente abertos. Climatização evaporativa industrial não exige o fechamento do ambiente pois faz o processo inverso do ar condicionado. Invés de resfriar e recircular o ar ele renova e umidifica.
Modelos de Climatização Evaporativa Industrial
Existem variados modelos para aplicação da climatização evaporativa industrial, ela pode ser por fixação em parede, telhado, dutos e modelos móveis.
Os climatizadores móveis ou portáteis são aplicados geralmente em ambientes muito grandes que a fixação somente na parede não vai abranger toda a área ou locais abertos sem pontos para fixação.
Para climatização evaporativa industrial por telhado decide-se quando as paredes já estão ocupadas geralmente por prateleiras, maquinas ou paredes de divisa que não tem opção da climatização de parede. A instalação por telhado pede a instalação de venezianas de insuflamento ou distribuidores de ar.
Por dutos, quando longos disponibilizamos de climatizadores siroco. Essa opção é mais complexa e precisa de estudo mais especializado para aplicação, pois precisa de cálculos de perda de vazão e pressão nas tubulações que serão aplicadas.
Climatização Evaporativa industrial por parede é a mais utilizada, até mesmo por sua facilidade de instalação e manutenção das maquinas na parede.